9 de abril de 2011

As Brumas de Avalon

Olá a todos. Hoje meu post será sobre o livro e também sobre o filme As Brumas de Avalon, há algum tempo queria muito ler essa fabulosa série e até que enfim consegui realizar essa grande proesa e dar inicio a essa jornada pelo grande mundo que é Avalon :)

O livro foi escrito por ninguém menos que Marion Zimmer Bradley, que consiste em quatro volumes. A série é ambientada durante a vida do lendário Rei Arthur e seus cavaleiros e tem por escopo narrar a já conhecida lenda arturiana a partir de uma outra perspectiva. Quem protagoniza a história, nesta versão, são as personagens

femininas, tais como Guinevere, Morgana e Morgause, o que acabou resultando na reelaboração de todo o universo mítico da trama.

Outros personagens são apresentados aqui como títulos, como a Senhora do Lago e o Merlin da Bretanha, que nessa versão deixam de ser personagens específicos para ser os títulos político-religiosos da matriarca e do patriarca dos celtas pagãos. As divisões do livro foram feitas da seguinte maneira:

· 1-A Senhora da Magia

· 2-A Grande Rainha

· 3-O Gamo Rei

· 4-O Prisioneiro da Árvore

O romance, além de narrar cerca de 70 anos ou mais (inicia-se quatro anos após o nascimento de Morgana e narra fatos dela já em idade bem avançada), explora fatos históricos preenchendo as lacunas ignoradas sobre a influência do paganismo e das mulheres na formação da Bretanha.

Já o filme é estadunidense, tcheco e alemão de 2001 feito especialmente para a televisão, dirigido por Uli Edel e com roteiro baseado em The Mists of Avalon, de Marion Zimmer Bradley. A estória se mantém como o livro, mas com

certas modificações como acontece em qualquer obra. Mas nem por isso se torna menos interessante, pois o que vale ao fim é comparar as duas obras.

Leiam o livro e assistam ao filme se tiverem oportunidade ok? Fica aí essa dica. Até a próxima.

(bom as informações foram retiradas de http://pt.wikipedia.org)

3 comentários:

  1. Por indicação sua, já assisti a esse filme e gostei muito!! =)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que bom prima que você gostou ^^ ........ Mas acredito eu que você irá gostar muito mais do livro... Assim como eu estou, pois é infinitamente mais detalhado e posso dizer ainda que consegue te prender mais que o filme... Não que esse deixe de ser bom :)

    ResponderExcluir

Olá! Obrigada por sua visita e pelo seu comentário! Volte sempre ;D